domingo, 3 de julho de 2016

MANTRA OM

Antes de falar sobre o mantra OM, falemos um pouco do significado da palavra mantra.
Simboliza a vibração do cosmo. Os mantras tem certas formulas sagradas que contém sons místicos que podem ou não ter significado, mas o efeito de sua sonoridade é o mais importante, sua repetição, o estado de concentração plena que acontece ao focar a atenção na repetição, por várias vezes, impregnando esta vibração dentro de nós, trazendo tranquilidade, paz interior. Os mantras são usados como meditação pois enquanto estamos ali, mantralizando, esquecemos de tudo, simplesmente focamos nossa atenção nos sons e na repetição (japa). Sua repetição tem a força de conduzir o praticante a profundos estados de consciência, libertando-o das ilusões terrenas e aproximando-o de sua essência Divina. Todo cosmo, em todos os seus planos de existência manifesta-se por vibrações.
A teoria de que a forma emana do som é encontrada em todas as religiões. Na bíblia, S.João afirma:
"No começo havia a palavra, a palavra estava com Deus e a palavra era Deus". De acordo com os hindus, essa palavra primordial era OM.
OM , o som primordial que contém todos os outros sons e do qual toda criação surgiu. Segundo as escrituras indianas, é o corpo sonoro de Deus, a palavra sagrada da qual emana todo o universo.
O mantra OM é o som Divino, o som que contém a energia vital e simboliza a harmonia cósmica, sendo o mais clássico dos mantras utilizados no yoga.
Com a repetição do mantra aprendemos a esvaziar a mente eliminando pensamentos desnecessários. O mantra é um grande purificador que elimina as ansiedades e tensões substituindo a inquietude da mente pela paz e alegria interior.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário