terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dicas para a Meditação

O princípio básico envolvido na meditação é o desenvolvimento da consciência interna; é o processo da eliminação dos estímulos externos. Quando a dispersão mental foi vencida e a fixação num objeto, por exemplo, é total, podemos dizer que estamos Meditando.
                                                           Dicas para a Meditação

Ao chegar em casa depois do trabalho, não ligue a TV. Tome um banho refrescante, sente-se em uma posição confortável, de preferência com a coluna ereta e pernas cruzadas e permaneça quieto por alguns segundos. O simples fato de parar e prestar atenção no momento presente já pode ser chamado de Meditação. Com a agenda cheia e apenas 24 hs por dia para cumpri-la, não é de se estranhar que a maioria das pessoas vivem nervosas, cansadas e ansiosas. O primeiro passo é arrumar um tempo para você. Ande sozinho, atento à respiração, desligue o "piloto automático" e fique atento às pequenas coisas do seu dia a dia como: fala, alimentação, modo de andar, observar uma bela paisagem, pois assim agindo, você amplia sua consciência e vai ficando pronto para meditar.
Sempre que o estresse ou a irritação aparecerem, o segredo é parar, sentir a respiração e o seu corpo.
Meditar tem tudo a ver com religião, mas não na configuração institucional que temos hoje e sim no sentido original da palavra que significa Religar. Sim, meditar é o ato de religar a si mesmo.
Enfim, Meditar é aprender a viver o momento presente, é o caminho para enfrentar o cotidiano com mais equilibrio e paz interior.  

Shanti  

Nenhum comentário:

Postar um comentário