quinta-feira, 9 de setembro de 2010

POSTURAS INVERTIDAS

Nestas posturas todo o funcionamento do sistema cardiovascular é influenciado.
Durante a 1.a fase o retôrno venoso (volta do sangue periférico ao coração) é aumentado pela ação da gravidade e os vasos relaxam. O praticante pode sentir formigamento nos pés e calor na cabeça, pois o sangue se concentra nesta região. O coração bate mais forte e aumenta a pressão arterial. Esse aumento é percebido pelos receptores de pressão da Aorta e das Carótidas, que são ativados e induzem a uma diminuição da frequência cardíaca para reduzir a pressão arterial.
Na 2.a fase da postura os vasos periféricos já se acomodaram na nova situação e o retôrno venoso também. O coração continua recebendo mais sangue, mas a harmonia estabelecida não requer mais aumento da frequência cardíaca; então estabelece-se o equilibrio ou steady state.
Este novo equilibrio estabelecido demora aproximadamente 3 minutos para ser atingido. Assim, todo o sistema se revigora: regiões que recebiam suprimento sanguineo diminuido, agora recebem mais sangue, áreas pulmonares que recebiam menos sangue e faziam com isso trocas gasosas ineficazes, agora têm suprimento sanguineo abundante para levar mais oxigênio à circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário